Uma grande tendência de Marketing Boca a Boca é o Marketing de Influenciadores.

Os Influenciadores Digitais tem conquistado cada vez mais um lugar na publicidade. Faz parte da rotina de uma marca que procura se fazer presente no dia a dia do seu público conhecer todas as novas tendências, por isso, na hora de se pensar em estratégias deMarketing Boca a Boca é importante considerar também Marketing de Influenciadores.

As pessoas são influenciadas por formadores de opinião e também por indicações de amigos e familiares, um estudo feito por Lazerfeld & Katz em 1940, intitulado como “The People’s Choice!” analisou e concluiu este fato. Portanto, nos fica claro que o Marketing Boca a Boca sempre existiu e os Influenciadores também.

Influenciadores não são apenas aqueles que estão em evidência na mídia, o poder doMarketing de Influenciadores vai muito além disso. Somos influenciados, sem ao menos percebermos, o tempo todo. Isso acontece desde a escolha de um carro ou até mesmo em que marca de café escolher no supermercado. Sempre nos deixamos levar pela a influência de terceiros, sejam eles amigos, familiares ou até desconhecidos que acompanhamos na mídia. Estamos constantemente sendo bombardeados por esse tipo de influência, e sempre procuramos a opinião de terceiros antes de tomar uma decisão sem perceber.

Quando algum famoso indica algum produto ou marca, muitas vezes, passa mais credibilidade do que um desconhecido. Existem muitas maneiras de como podemos usar Influenciadores em nosso negócio.

Nesse post vamos nos aprofundar mais sobre esse assunto e entender melhor o que éMarketing de Influenciadores e como utilizar essa estratégia para otimizar suas vendas. Vamos começar?

  • O que são Influenciadores?

 

Influenciadores são famosos por obterem uma grande massa de seguidores, tanto nas redes sociais quanto fora dela. Eles possuem sua própria audiência, e possuem uma grande influência sobre seus potenciais clientes. Por isso é importante analisar um influenciador em todas as sua redes para que você encontre o que mais se encaixe em seu negócio.

Os influenciadores podem ser celebridades, jornalistas, escritores e pessoas que tem uma grande influência no mundo digital, o que chamamos de Influenciadores Digitais.

Porém, não são apenas esse tipo de pessoas que possuem esse poder de influência, vocêpor exemplo pode ser um grande influenciador. Você é um influenciador quando descobre uma marca e a apresenta para seus amigos, quando defende uma marca, também quando é visto como especialista em determinado assunto. Muitas pessoas pedem sua opinião na hora de tomar uma decisão e muitas das vezes elas levam em consideração o que você diz. Portanto você também possui o poder de influenciar.

 

  • Influenciadores Digitais

 

Um Influenciador Digital possui uma grande rede de seguidores online, e grandes marcas têm aproveitado esse poder de influência para aumentar seu reconhecimento no mundo digital.

Utilizar um influenciador em sua estratégia pode lhe trazer lucros além de tornar sua marca mais reconhecida no mercado e aproximar-se de seus clientes. Eles possuem uma linguagem própria e uma forte opinião sobre determinado assunto, e seus seguidores na maioria das vezes levam em consideração o que eles pensam.

Então imagina um Influenciador Digital com uma grande massa de seguidores falando super bem da sua marca? Imagina o quanto suas vendas poderiam aumentar e quantos clientes conquistaria. Seria uma ótima oportunidade para impulsionar o nome da sua empresa.

Por isso é muito importante utilizar Influenciadores digitais para alavancar suas vendas, porém nem tudo são flores, existem muitos fatores para serem analisados antes de escolher um influenciador. É muito importante estudar seu público para entender qual influenciador digital chamaria a atenção de uma forma positiva para sua marca.

 

  • Como funciona Marketing de Influenciadores

 

Quando você, como consumidor, pretende comprar algo porém tem dúvidas sobre determinado produto, geralmente o que você faz? Você procura alguém que entenda do assunto para lhe aconselhar, certo?

Seus clientes também fazem isso. Assim como você, eles pesquisam na internet o que estão falando sobre este determinado produto além de perguntar a opinião de amigos e familiares. Eles querem saber o que desconhecidos que já utilizaram este produto acham, se é um produto de qualidade, se atende às expectativas, e onde é o melhor lugar para adquirir tal produto. E no meio desta pesquisa o consumidor acaba encontrando informações de pessoas confiáveis, que estão na mídia e possuem determinada relevância para ele. Essas pessoas são os Influenciadores.

Marketing de Influenciadores funciona desta forma, quando você adota esta estratégia e convida influenciadores para falar bem da sua empresa online e offline. Assim no momento que seus clientes buscarem informações sobre seu produto eles irão encontrar pessoas de confiança, que possuem engajamento, e que estarão falando bem sobre ele.

 

 

  • Como criar uma estratégia de Marketing de Influenciadores

 

Para criar uma estratégia de Marketing de Influenciadores você vai precisar estudar seu público-alvo, para conseguir entender  que tipo de influenciador chamaria mais a atenção desse público. Por exemplo, se você trabalha no ramo da moda deve escolher um influenciador ou influenciadora que fale sobre este assunto.

Para esse determinado influenciador falar da sua empresa, muitas das vezes mandar um kit mostrando seus produtos basta para eles publicarem vídeos e fotos falando sobre sua marca. Mas, você não deve esquecer que dependendo do engajamento de um influenciador, um kit não é o suficiente para que eles falem da sua marca. Isso varia de influenciador para influenciador.

Por isso, depois que você estudar seu cliente você precisa estudar o influenciador e entender como ele pode te ajudar a alavancar seus negócios e como você pode ajudar ele também. Procure sempre uma negociação em que todos possam sair ganhando.

Crie eventos que envolva esse influenciador, capture imagens ou vídeos dele usando e falando sobre seu produto e divulgue em suas redes.

Quando um influenciador falar bem sobre a sua marca sem que você tenha entrado em contato diretamente com ele é importante que você recompensá-lo para que ele continue falando bem sobre você. Caso ele esteja falando mal sobre sua empresa, entre em contato e procure desfazer essa má impressão que ele teve com a sua marca.

CONCLUSÃO

É muito importante se fazer presente na vida de seus clientes e para isso é essencial que você conheça todas as novas tendências de Marketing. Já foi provada a eficácia do Marketing Boca a Boca para vender mais e fazer ótimos negócios, e o Marketing de Influenciadores está ligado a isso.

Estudar seu público-alvo e entender os fatores que o levam a confiar em uma marca e indicar para os amigos é importante, assim você entenderá qual o melhor influenciador utilizar em sua estratégia para atrair a atenção dos seus clientes.

Não se preocupe apenas em aumentar suas vendas e sim em aumentar a confiança e o reconhecimento de sua marca. Não tenha apenas compradores e sim clientes, se preocupe em manter um bom relacionamento com eles para que eles sempre voltem a comprar com você.

Marketing de Influenciadores é poderoso, não deixe de usar esse poder para tornar sua marca conhecida e confiável aos olhos de seus clientes.

admin

Lorem ipsum dolor sit amet


Siga me:
Facebook