O Marketing Boca a Boca é uma ferramenta poderosa de vendas e possibilita que empresas inovadoras possam competir com grandes “players” com ações criativas e muitas vezes de baixo custo. No vídeo abaixo compartilho a entrevista que fiz com Paul Rand que é um dos maiores especialistas de Marketing Boca a Boca da atualidade nos Estados Unidos. A entrevista é em inglês, portanto se você precisar das legendas em português é só clicar no botão de “Legendas” do vídeo.

Se preferir  você pode ler a transcrição completa da entrevista abaixo:

Cristiano Machado: Hoje estou falando com Paul Rand. Ele é o Presidente, CEO e Fundador do Zócalo Group e ex-presidente da WOMMA – Associação Americana de Marketing Boca a Boca.

O que é Marketing Boca a Boca para você?

Paul Rand: Marketing Boca a Boca é muito simples – é a ideia de ter certeza ou ajudar a direcionar onde, como e porque um cliente ou um cliente em potencial está recomendando sua marca e costumava ser visto como algo que ocorria por acidente o fato de as pessoas recomendarem as marcas mas o que nós aprendemos através da WOMMA e outros é que você pode entender e ajudar a direcionar para que as pessoas recomendem sua marca.

Cristiano Machado: E isso ocorre somente on line? Ou somente off line?  Ou nos dois modelos e como planejar isso?

Paul Rand: Ocorre nos dois. A maioria do boca a boca ainda ocorre off line, mas a influencia social on line apresenta um grande impacto em como as pessoas falam e compartilham sobre marcas, e existe uma discussão se mídias sociais é a mesma coisa que boca a boca – as mídias sociais funcionam para o boca a boca, mas hoje em dia o marketing boca a boca vem de tudo que envolve como as pessoas recomendam as marcas – desde serviço e atendimento ao cliente, ou o produto em si, ou como você contrata e cuida de seus funcionários, como você trata seus parceiros, e as empresas inteligentes estão olhando para tudo isso de maneira holística e aplicando na maneira de gerenciar seus negócios.

Cristiano Machado: OK, legal! E o que é o “Novo nível de guerra das marcas” que você nos falou a pouco?

Paul Rand: Bem eu fiz uma apresentação no WOMMA Summit aqui em Miami e minha apresentação foi a respeito da “guerra das marcas” e eu trouxe alguns exemplos de como algumas marcas novas no mercado estão desafiando grandes marcas, eu as chamo de “marcas desafiadoras”, e trouxe como exemplo uma empresa aqui dos Estados Unidos, a “Dollar Shave Club” que recentemente se tornou uma empresa de 120, 130 milhões de dólares e sua estratégia de lançamento foi um vídeo de 6 mil dólares e agora está desafiando empresas como a Procter & Gamble – é um movimento que está ajudando novas empresas, empresas desafiadoras – a entender como utilizar estas ideias de Marketing Boca a Boca e por outro lado como empresas estabelecidas podem aprender com estes exemplos, serem mais efetivas e utilizar o Marketing Boca a Boca e assim manterem e fazer seus negócios crescerem.

Cristiano Machado: OK Paul, muito obrigado, te vejo mais tarde!

Gostou da entrevista? Se quiser saber mais sobre Marketing Boca a Boca veja meus materiais gratuitos  e meu portfólio.

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